top of page

A Covilhã, “Cidade Neve” como cantava Amália Rodrigues, é porta da Serra da Estrela, com cerca de 36 356 habitantes. Foi a terra da indústria da lã, de cariz operário, berço de descobridores de quinhentos, e hoje é uma cidade interior com Universidade Pública (Universidade da Beira Interior)..


O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) foi criado há 8 anos nesta mesma Universidade, e está organizado segundo o Processo de Bolonha, tendo primado desde sempre pela inovação e diferença. Com um corpo docente altamente qualificado e alunos especialmente dedicados a atividades letivas e não letivas, entre as quais várias Bolsas de Iniciação à Investigação - cujo trabalho é realizado no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da U.B.I. e no Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) - Hospital Universitário - tem sido possível inovar em diversos aspetos académicos e científicos.


Como futuros Farmacêuticos, os Finalistas deste curso têm desenvolvido um Congresso Científico nos últimos 3 anos:
- Geriatria e Pediatria;
- Oncologia;
- Doenças infeto-contagiosas.


É numa linha de trabalho de grande valor acrescentado para a comunidade científica e empresarial que as atividades atrás descritas foram realizadas e o impacto criado, tanto na Universidade da Beira Interior como noutras instituições, foi elevado.


Recorrendo à “inovação” como palavra-chave, este ano pretendemos realizar workshops destinados não só a profissionais de saúde mas também à comunidade geral, especialmente grávidas e mães recentes, tentando desde já aproximarmo-nos destas populações especiais de forma a sensibilizá-las desde cedo para determinados assuntos e a valorizar o papel vital do profissional de Saúde no seu acompanhamento.

"Believe you can and you're halfway there"

Theodore Roosevelt

bottom of page